Como tirar o passaporte

Como tirar o passaporte

O passaporte é um documento de viagem que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas entradas, saídas, vistos e autorizações.

Tirar o passaporte é um procedimento muito simples e elaboramos um passo a passo para tirar suas dúvidas e como solicitar e emitir o passaporte junto a polícia federal em todo o Brasil.

  

 

Passo a Passo

 

Inicialmente: Reunir todos os documentos necessários

Passo 1: Preencher formulário disponível no site da Polícia Federal;

Passo 2: Gerar a taxa do passaporte (GRU) e pagar o boleto;

Passo 3: Depois de compensado, agendar atendimento;

Passo 4: Comparecer ao posto de PF com documentos;

Passo 5: Consultar andamento;

Passo 6: Ir retirar o passaporte no mesmo posto da emissão.

 

 

Documentação

 

Documento de identificação: pode ser a carteira de identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, carteira de habilitação com foto ou carteira de trabalho. O passaporte anterior também é válido, porém caso tenha mudado de nome, leve também a certidão de casamento.

CPF caso não conste na sua carteira de identidade.

Conferir se você não tem débitos com a justiça eleitoral ou serviço militar. A polícia federal faz uma checagem no momento da emissão e qualquer irregularidade ou pendência impede a retirada do documento. Documentação em comum para todos os casos. Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência) caso ainda esteja válido. Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.

 

 

Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

 

Logo depois que reunir os documentos necessários chegou a hora de preencher o FORMULÁRIO. Ele é bem simples e rápido, dividido em 4 telas e irá responder questões como por exemplo: dados pessoais, documentos, profissão, e-mail, endereço, etc.

Se o pedido para tirar o passaporte for para um menor de idade, vai aparecer um campo “Autorização de Viagem para Menor”, onde será exigido que se selecione uma das três opções existentes, referentes à autorização, irrestrita ou não, para viagem ao exterior desses menores acompanhados ou não dos pais.

Recomendamos preencher pelo computador, pelo celular muitas vezes dá erro. Ao final do preenchimento, será gerado um arquivo com duas páginas: protocolo e boleto. Não é necessário imprimir, bastando salvar o arquivo.

 

 

Pagamento da taxa (GRU)

 

Logo após de ter preenchido todo requerimento será gerado um boleto de cobrança chamado Gru (guia de recolhimento da união). Taxa passaporte comum R$ 257,25 (referência em janeiro de 2023).

O boleto é gerado na etapa anterior, mas é possível gerar novo boleto se necessário. Cuidado: evite agendar o pagamento para data futura pois somente após a compensação será possível seguir para a próxima etapa.

O boleto pode ser pago na rede bancária, lotéricas ou pela internet. Geralmente o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária.

Você receberá um protocolo e este número de protocolo deverá ser usado para agendar o seu atendimento no posto da polícia federal.

O boleto não precisa ser impresso. Já o comprovante de pagamento, recomendamos que seja guardado em arquivo ou impresso, até o recebimento do passaporte.

 

 

Agendar a data de atendimento

 

Após a compensação do boleto (demora cerca de 24 à 72 horas úteis), entre novamente no site da Polícia Federal , no link Agendamento de Atendimento, e utilizando o número de protocolo de pagamento do GRU, você deve agendar o seu comparecimento em um posto da PF perto de você, o site de dará as localizações próximas.

Quando for fazer o agendamento essa página (acima) vai aparecer para você. Após ingressar com o CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles. Por questões de segurança, é possível reagendar apenas duas vezes a cada 30 dias. 

 

 

Compareça ao Posto Da Polícia Federal na data agendada

 

Na data e horário agendado, você deverá comparecer no posto da Policia Federal, é necessário levar todos os documentos exigidos anteriormente, inclusive o protocolo de pagamento do GRU.

A Polícia Federal recomenda chegar ao posto com 15 minutos de antecedência.

Será feito uma triagem inicial, você será chamado por uma senha para a conferência dos dados.

Durante o atendimento são coletadas impressões digitais e uma fotografia facial. Após o atendimento, o prazo de entrega será informado pelo posto. Em geral, o prazo é de 6 dias úteis e devido a Pandemia esse prazo pode mudar.

 

 

Retirada do seu passaporte

 

E o momento tão esperado chegou, seu passaporte ficou pronto!

Compareça então ao posto, com um documento de identidade original e faça a retirada! O passaporte é entregue somente ao titular, na mesma unidade em que foi solicitado. Menor de 16 anos deve estar acompanhado por responsável legal. Menor de 12 anos não precisa comparecer e o passaporte pode ser entregue ao responsável legal. O passaporte é cancelado se não for retirado em até 90 dias. 

 

Agora você já pode planejar suas viagens internacionais pelo mundo a fora e viver experiências incríveis com a agência Adrenalina. Há 12 anos criando novos roteiros de viagem e transformando Sonhos em Realidade!

 

CLIQUE AQUI E VEJA NOSSOS ROTEIROS

 

 

O perigo é você não querer parar de viajar

 

Login

Ainda não tem cadastro? Cadastrar

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

Recuperação de senha

Você receberá um e-mail contendo um link que permite redefinir sua senha para uma nova preferida.

'); fbq('track', 'PageView'); &ev=PageView&noscript=1" /> "> ');